Usina Hidrelétrica de Santo Antônio
Artigo escrito por: Prof. Eng. Vander da Silva Gonçalves
A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, está localizada no rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia, é uma das maiores hidrelétricas do Brasil. Inaugurada em 2012, a usina faz parte do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, juntamente com a Usina de Jirau. A construção de Santo Antônio foi realizada com o intuito de atender à crescente demanda por energia no país, principalmente no Norte e no Centro-Oeste.
A Usina de Santo Antônio desempenha um papel importante na matriz energética brasileira, contribuindo para o fornecimento de energia limpa e renovável. A usina é conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), permitindo que a energia gerada no norte do país seja distribuída para outras regiões. Além de sua função energética, Santo Antônio também é vista como um exemplo de desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Palavras-chave: Usina Hidrelétrica, Santo Antônio, Energia.
Introdução
A Usina Hidrelétrica Santo Antônio (imagem 01) está localizada no Rio Madeira, no município de Porto Velho, Rondônia (imagem 02), fazendo divisa com o estado do Amazonas e ao oeste do estado do Acre. Atualmente, a usina é composta por 50 turbinas do tipo Bulbo e com uma capacidade surpreendente de geração de energia que chega a 3.568 MW.
Imagem 01 – Crédito José Lins. Fonte: Eletrobras Furnas - Usina de Santo Antônio
Acesso em 23 de setembro de 2024.
Segundo a ELETROBRAS FURNAS, a Usina Santo Antônio é a quarta maior hidrelétrica do Brasil. Ela foi desenvolvida pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) Santo Antônio Energia S.A. (SAESA), controlada pela SPE Madeira Energia S.A. (MESA). As obras tiveram início em setembro de 2008, com a operação comercial começando em março de 2012, e a conclusão da obra ocorrendo em janeiro de 2017.
Atingindo sua capacidade total, a usina Santo Antônio tem o potencial de gerar energia suficiente para abastecer aproximadamente 45 milhões de pessoas. Com 44 turbinas, seis delas são dedicadas exclusivamente ao fornecimento de energia para os estados de Rondônia e Acre, o que fortalece a segurança e estabilidade do sistema elétrico regional. O projeto foi realizado em conformidade com as normas ambientais vigentes e os Princípios do Equador, destacando-se pela adoção das turbinas do tipo "bulbo" e pelo conceito de reservatório a fio d’água. Esse modelo reduz significativamente a área alagada em comparação com outras hidrelétricas de grande porte, tornando a usina um exemplo de eficiência entre geração de energia e impacto ambiental.
Imagem 02 - Localização da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio - Fonte: Usina Hidrelétrica Santo Antônio - Google Maps - Google Maps Acesso 23/09/2024
Visão geral de uma usina hidroelétrica
Sistema de Transmissão Ilustrativo. Fonte: Abradee - Distribuição de energia elétrica: o que é e como é feita? (esferaenergia.com.br) Acesso 27/08/2024
O princípio de qualquer usina hidrelétrica, é a utilização da força da água para produzir energia de forma eficiente e sustentável. O processo começa quando a água de um rio ou reservatório é direcionada para grandes turbinas, que são movidas pela pressão e fluxo da água. Ao girar, essas turbinas acionam geradores, que transformam a energia mecânica, resultante do movimento das pás, em energia elétrica (INSTITUTO VANDER LAB).
Em alguns tipos de usinas, como as que operam no sistema "fio d'água", a quantidade de energia gerada está diretamente relacionada ao fluxo natural do rio. Isso significa que, quanto maior a vazão do rio, maior será a produção de energia. O volume de chuvas também desempenha um papel crucial, influenciando diretamente a quantidade de água disponível para a geração de energia.
Uma das vantagens desse tipo de hidrelétrica é a minimização do impacto ambiental, pois elas requerem menos áreas alagadas, contribuindo para a preservação das áreas naturais circundantes, além de proteger a fauna e a flora locais. Segundo o site ITAIPU.GOV.BR depois que a energia é gerada, ela é transportada por linhas de transmissão até o Sistema Interligado Nacional. Esse sistema distribui a energia para as companhias que a entregam ao consumidor final, garantindo que a eletricidade chegue às residências, indústrias e comércios de todo o país (itaipu.gob.br).
Principais Características Técnicas
A usina de Santo Antônio conta com uma barragem de gravidade em ambas as margens do rio, além de estruturas de contenção como aterros, muros de aproximação e muros laterais nos vertedouros principal e complementar. O sistema de geração inclui tomadas d'água, comportas, canais de adução e restituição, além de um vertedouro eficiente para controle de fluxo.
Entre os equipamentos instalados, destacam-se as turbinas do tipo Bulbo, que, juntamente com os geradores, compõem as unidades de geração de energia. A potência instalada mínima da usina é de 3.568,3 MW, com uma garantia média de energia de 2.424,2 MW.
Outros componentes da barragem:
-
Barragem de gravidade da margem esquerda;
-
Barragem de gravidade da margem direita;
-
Aterro de fechamento da margem esquerda;
-
Muros de concreto – Muros divisores canal de adução (entre CF-20 e 21 e CF-9 e VT);
-
Muro lateral direito do vertedouro principal;
-
Muro lateral direito do vertedouro complementar (jusante);
-
Muros de aproximação (tomadas d'água 1, 9, 20, 21, 32, 33 e 44);
-
Muro lateral esquerdo do vertedouro complementar (montante)
-
Tomada d'água;
-
Reservatório;
-
Comportas;
-
Canal de adução;
-
Vertedouro;
-
Canal de aproximação;
-
Canal de restituição;
-
Linha de Transmissão;
-
Comportas;
-
Canal de fuga;
-
Unidades geradoras;
-
Turbinas Geradores.
Rio e bacia
A Usina Hidrelétrica Santo Antônio está instalada no Rio Madeira como já mencionado acima, que é o maior afluente da margem direita do Rio Amazonas. A bacia hidrográfica onde a usina está localizada é a Bacia do Rio Madeira, uma das mais importantes da Amazônia. Esta bacia abrange áreas do Brasil, Bolívia e Peru, sendo conhecida pela sua alta biodiversidade e pelo grande volume de água que contribui para o Rio Amazonas.
Conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN)
A usina está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de duas linhas de transmissão de alta tensão (600 kV) em corrente contínua, além de uma linha de 230 kV destinada ao consumo local de Rondônia e Acre. Com uma extensão de 2.375 km, essas linhas de transmissão ligam Porto Velho (RO) à subestação de Araraquara (SP), atravessando cinco estados e 90 municípios. Esse sistema permite a distribuição da energia gerada pela hidrelétrica para todas as regiões do Brasil, além de contribuir para a desativação de usinas térmicas na região, melhorando a qualidade e a confiabilidade da energia elétrica.
Sistema Interligado Ilustrativo. Fonte: Tudo o que você precisa saber o Sistema Interligado Nacional - 2W Ecobank Abradee - ( www.2wecobank.com.br) Acesso 30/09/2024
Conclusão
Concluímos que a Usina Hidrelétrica Santo Antônio é um marco na geração de energia sustentável no Brasil, combinando alta capacidade de produção com uma abordagem ambientalmente consciente. Além de atender milhões de brasileiros, sua infraestrutura robusta e moderna contribui para a estabilidade do sistema elétrico, destacando-se como um modelo de eficiência e inovação no setor energético Brasileiro.
Referências Bibliográficas
ECOBANK. Tudo o que você precisa saber o Sistema Interligado Nacional - 2W Ecobank Abradee - ( www.2wecobank.com.br) Último acesso em: 30/09/2024
FURNAS. Usina de Santo Antônio – (Eletrobras Furnas - Usina de Santo Antônio). Último acesso em 23 de setembro de 2024.
VANDERLAB. Usina de Itaipu – (Art007 - Usina de Itaipú | Instituto Vander LAB) Último Acesso em: 30/09/2024.
ENGIE. Brasil tem três das dez maiores hidroelétricas do mundo. Disponível em: www.engie.com.br Último acesso em: 27 set. 2024.
ITAIPU. Integração ao sistema brasileiro. Disponível em: Disponível em: Integração ao sistema brasileiro | ITAIPU BINACIONAL Último acesso em: 29 set. 2024.
GOOGLE MAPS. Localização da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio – (www.google.com.br/maps). Último acesso em: 30/09/2024