Cursos
Curso de Robótica. Módulo I - GRÁTIS
#001 - Meu primeiro circuito no protoboard.
#002 - Projeto 1A Hello World e Tinkercad.
Arduino: Um programa na IDE Arduino é chamado de Sketch. Ele consiste de uma sequência de instruções escritas. A estrutura acima possui dois blocos, que podemos chamar de bloco setup() e bloco loop(). Essas instruções são chamadas automaticamente quando o Arduino estiver executando, e todas as instruções que forem digitadas entre as chaves { } serão executadas. No programa do vídeo, as chaves estão com o primeiro código, portanto, quando o Arduino chamar setup() e loop(), ele fará que um LED pisque na sua placa Arduino. Os blocos setup() e loop() funcionam de forma distinta. O bloco setup() é chamado uma vez só, portanto ele deve conter instruções que serão executadas uma única vez. Já o bloco loop() é chamado eternamente, e deve conter instruções que repetem para sempre ou (até que o Arduino seja desligado ou reiniciado). Normalmente dentro de setup() serão colocadas instruções de configuração (por exemplo, especificar a função que um determinado pino irá assumir – se entrada ou saída). Em loop() ficam as instruções que efetivamente programam o Arduino, por exemplo, mandar nível lógico alto (5V) para pino 7, esperar um segundo, e depois mandar nível lógico baixo (0V), e repetir isto sem parar.
#003 - Projeto 1B - Hello World com while e int.
int
int (inteiros) são o tipo o tipo de dados primário para armazenamento de números inteiro. No código acima, cria uma variável do tipo Inteiro chamada 'ledPin', a qual é inicialmente atribuído o valor 13 (oito).
Parâmetro
int nome = valor;
while()
Às vezes, você deseja que tudo no programa pare enquanto uma determinada condição for verdadeira. Você pode fazer isso usando um while (enquanto). Este exemplo mostra como usar um while para a condição para que o LED pisque. while(true) enquanto for verdadeiro faça o que está dentro das{}.
#004 - Projeto 1C - Semáforo de 4 estados.
#005 - Projeto 1D - INPUT_PULLUP.
Referências:
ARDUINO, Site Arduino.cc. Disponível em Arduino - Home Acesso em 1 de agosto de 2024.
LIMA, Charles Borges. VILLAÇA, MARCO V. M. AVR e Arduino Técnicas de Projetos. 2.ed. Florianópolis: Edição dos Autores, 2012.